PROGRAMA DE APOIO A ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO

O PRAACS – Programa de Apoio a Alunos com Comportamento Superdotado foi criado para agregar todas as atividades que já vinham sendo desenvolvidas pelo grupo DIECI UFF em seu trabalho na linha de pesquisa Educação Inclusiva (Comportamento Superdotado). Entre as atividades oferecidas estão o “DIECI Convida” e os “Cursos de Férias para Alunos Superdotados”, palestras e orientação para pais e responsáveis, além de cursos de formação inicial e continuada para licenciandos e professores. Atualmente, o PRAACS! representa a única ação efetiva da UFF com atividades para o atendimento previsto pela LDB para a inclusão deste público-alvo.

Curso de Verão para Alunos Superdotados da UFF – Somos todos Super Relativos!

Clique na seta ao lado e confira um pouco mais sobre as nossas atividades 

O Curso de de Verão para Alunos Superdotados da UFF foi oferecido pela primeira vez em 2013 para atender a demanda identificada no contexto da pesquisa de doutorado da Dra. Fernanda Serpa Cardoso. Parceiro em edições anteriores, desde 2017 o grupo de pesquisa DIECI UFF assumiu a responsabilidade pela organização, divulgação e realização do Curso de Verão, que foi incorporado em 2018 ao PRAACS!. O Curso de Verão, cuja XI edição foi realizada em Janeiro de 2023, ocorre sempre na última semana de janeiro, encerrando as férias escolares da Educação Básica com a oferta de atividades gratuitas tanto para as crianças e jovens identificados com comportamento superdotado, quanto para pais e responsáveis.

Nos anos de 2021 e 2022, devido a pandemia da Covid 19, as edições do Curso de Verão para Alunos Superdotados ocorreram de forma online. Nessas edições, os produtos gerados pelos alunos nas atividades realizadas foram organizados no site do Curso de Verão criado pela equipe.

Para conhecer um pouco do trabalho feito nessas edições visite nosso site!

🔗https://sites.google.com/view/cursodeverodieciuff

Dieci CONVIDA

Clique na seta ao lado e confira um pouco mais sobre as nossas atividades 

O DIECI Convida é um evento criado em 2017, cujas atividades ocorrem ao longo do ano com apenas um dia de duração em cada edição. Contempla alunos, pais e responsáveis e professores da educação básica, tendo o objetivo atender novos alunos com comportamento superdotado e analisar sua identificação e interesse pelos tipos de atividades suplementares oferecidas pelo DIECI UFF. O DIECI Convida é a porta de entrada para o Curso de Verão, pois gera a lista de espera para participar do mesmo, uma vez que a quantidade vagas oferecidas é limitada.

O pré-requisito básico para participar das atividades ofertadas pelo DIECI UFF é possuir o laudo com o diagnóstico de Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD) emitido por psicólogos ou psicopedagogos especializados, pois o grupo DIECI UFF não realiza a identificação, atua apenas no atendimento suplementar à alunos já identificados. Se a criança ou adolescente já possui os documentos do diagnóstico, o cadastro pode ser realizado pelo link https://forms.gle/Z775zqanPJoH9BrPA. Após o cadastro, a equipe DIECI UFF entrará em contato por e-mail.

Atividades para pais e responsáveis

Clique na seta ao lado e confira um pouco mais sobre as nossas atividades 

As atividades com os pais e responsáveis também fazem parte do PRAACS! e têm como objetivo auxiliá-los a compreender mais sobre as Altas Habilidades ou Superdotação, para que possam amparar adequadamente suas crianças e adolescentes. Essas atividades, também gratuitas, ocorrem concomitantemente às atividades do DIECI Convida e do Curso de Verão para Alunos Superdotados da UFF e são compostas por orientação, palestras, rodas de conversa e oficinas conduzidas por psicólogos e professores pesquisadores das AH/SD.  

minicursos

Clique na seta ao lado e confira um pouco mais sobre as nossas atividades 

Os minicursos “COMPORTAMENTO SUPERDOTADO: Identificando e Formando Recursos Invovadores” e “Inovação Pedagógica através de Oficinas Interativas”, oferecidos pelo DIECI, são frutos da parceria PDPA – UFF – PREFEITURA DE NITERÓI,  como parte do projeto “Educação em Ciências e Dignidade Humana: Valorização Profissional do Docente da Rede Pública de Niterói através da formação para a Inovação Pedagógica, a Inclusão e a Divulgação Científica”. O projeto desenvolvido pelo grupo tem por objetivo trabalhar por uma Niterói Escolarizada e Inovadora através da qualificação de professores e da ampliação da divulgação científica na Cidade. Cada um destes minicursos tiveram 3 turmas, as quais foram ministradas pela Drª Sonia Regina Alves Nogueira de Sá e Drª Fernanda Serpa Cardoso no minicurso sobre Comportamento Superdotado, e Drª Sonia Regina Alves Nogueira de Sá e Drª Alice Akemi Yamasaki no minicurso sobre Oficinas Interativas, no período de 2021 e 2022.  Quer connhecer um pouco do que foi feito e discutido nos minicursos? Então, venha conhecer o blog de cada um deles!

🔗https://dieci.uff.br/comportamento-superdotado-identificando-e-formando-recursos-humanos-inovadores/

🔗https://dieci.uff.br/a-inovacao-pedagogica-atraves-de-oficinas-interativas/

Quer entender mais sobre Altas Habilidades Ou Superdotação?

Confira abaixo algumas das nossas publicações a respeito do assunto. 

   

 

 

Acesse as publicações através dos seguintes links:

 FREIRE, RENZULLI E AS OFICINAS INTERATIVAS PARA ALUNOS SUPERDOTADOS: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/32923

CURSO DE FÉRIAS PARA ALUNOS SUPERDOTADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ATENDIMENTO INCLUSIVO E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: https://conbrasd.org/docs/4_ANAIS/ANAIS_VIII_ENCO_CONBRASD_2018.PDF

LITERATURA DE CORDEL E DIGNIDADE HUMANA: UMA INOVAÇÃO EDUCATIVA NO ATENDIMENTO A  ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/49467

TRABALHANDO QUÍMICA TEÓRICA COMPUTACIONAL COM ALUNOS SUPERDOTADOS ATRAVÉS DE OFICINA INTERATIVA: https://conbrasd.org/trabalhando-quimica-teorica-computacional-com-alunossuperdotados-atraves-de-oficina-interativaworking-theoretical-computational-chemistry-with-gifted-students-through-an-interactiveworkshopisabelle-fe

SUPERANDO AS FRONTEIRAS VIRTUAIS: A INTERAÇÃO HUMANA COMO FERRAMENTA DE ALCANCE E ATENDIMENTO A  ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/54800/3341

 

Skip to content