PROGRAMA DE APOIO A ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO
O PRAACS – Programa de Apoio a Alunos com Comportamento Superdotado foi criado para agregar todas as atividades que já vinham sendo desenvolvidas pelo grupo DIECI UFF em seu trabalho na linha de pesquisa Educação Inclusiva (Comportamento Superdotado). Entre as atividades oferecidas estão o “DIECI Convida” e os “Cursos de Férias para Alunos Superdotados”, palestras e orientação para pais e responsáveis, além de cursos de formação inicial e continuada para licenciandos e professores. Atualmente, o PRAACS! representa a única ação efetiva da UFF com atividades para o atendimento previsto pela LDB para a inclusão deste público-alvo.
Nos anos de 2021 e 2022, devido a pandemia da Covid 19, as edições do Curso de Verão para Alunos Superdotados ocorreram de forma online. Nessas edições, os produtos gerados pelos alunos nas atividades realizadas foram organizados no site do Curso de Verão criado pela equipe.
Para conhecer um pouco do trabalho feito nessas edições visite nosso site!
→ O pré-requisito básico para participar das atividades ofertadas pelo DIECI UFF é possuir o laudo com o diagnóstico de Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD) emitido por psicólogos ou psicopedagogos especializados, pois o grupo DIECI UFF não realiza a identificação, atua apenas no atendimento suplementar à alunos já identificados. Se a criança ou adolescente já possui os documentos do diagnóstico, o cadastro pode ser realizado pelo link https://forms.gle/Z775zqanPJoH9BrPA. Após o cadastro, a equipe DIECI UFF entrará em contato por e-mail.
Quer entender mais sobre Altas Habilidades Ou Superdotação?
Confira abaixo algumas das nossas publicações a respeito do assunto.
Acesse as publicações através dos seguintes links:
FREIRE, RENZULLI E AS OFICINAS INTERATIVAS PARA ALUNOS SUPERDOTADOS: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/32923
CURSO DE FÉRIAS PARA ALUNOS SUPERDOTADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ATENDIMENTO INCLUSIVO E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: https://conbrasd.org/docs/4_ANAIS/ANAIS_VIII_ENCO_CONBRASD_2018.PDF
LITERATURA DE CORDEL E DIGNIDADE HUMANA: UMA INOVAÇÃO EDUCATIVA NO ATENDIMENTO A ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/49467
TRABALHANDO QUÍMICA TEÓRICA COMPUTACIONAL COM ALUNOS SUPERDOTADOS ATRAVÉS DE OFICINA INTERATIVA: https://conbrasd.org/trabalhando-quimica-teorica-computacional-com-alunossuperdotados-atraves-de-oficina-interativaworking-theoretical-computational-chemistry-with-gifted-students-through-an-interactiveworkshopisabelle-fe
SUPERANDO AS FRONTEIRAS VIRTUAIS: A INTERAÇÃO HUMANA COMO FERRAMENTA DE ALCANCE E ATENDIMENTO A ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/54800/3341